IBEA

Instituto Brasileiro de Engenharia,
Arquitetura
e Proteção Ambiental


 

RECICLAGEM


 

Todos os dias, em casa, na escola, no trabalho, no lazer, jogamos fora uma grande quantidade de materiais que aparentemente não nos servem mais, mas podem tornar-se novamente aproveitáveis após passar por um processo chamado RECICLAGEM.

O que é lixo?
Lixo é tudo aquilo que não queremos mais e jogamos fora.

O que é reciclagem?
É um processo de separação e transformação de materiais descartáveis para serem reutilizados. É fazer com que o material volte a ser o que era antes ou transformá-lo em um novo produto.

Por exemplo: uma garrafa de vidro pode voltar a ser uma garrafa ou um vidro para janela.

Todo lixo pode ser reciclado?
Nem todo lixo pode ser reciclado. Os recicláveis são classificados como: papel, vidro, plástico, metal e material orgânico.

PAPEL

A principal matéria prima do papel é a madeira. Ele pode ser reutilizado até 8 vezes e representa quase a metade de todo nosso lixo. Os papéis que podem ser reciclados são: jornais, revistas, papelões, caixas, fotocópias. Os que não podem ser reciclados são: papel vegetal, betumado, encerado, parafinado, carbono, laminado, celofane, plastificado, de fax e outros.
Uma tonelada de papel reciclado corresponde de 10 a 20 árvores adultas que deixam de ser cortadas.

VIDRO

O vidro representa 13% do nosso lixo. Alguns tipos de vidros podem ser reciclados, como: frascos de medicamentos, garrafas de suco, água, refrigerante; potes de produtos alimentícios, tubos de ensaio; frascos de perfumaria. Alguns não podem ser reciclados, mas podem ser reutilizados, como: espelhos, lâmpadas, produtos de cerâmica, potes de barro vitrificado, tubos de TV, vitrais coloridos e vidros temperados (pirex, colorex e marinex).
Com 1 quilo de caco, fazemos 1 quilo de vidro novo. Quando jogamos o vidro na natureza ele leva cerca de 4.000 anos para desaparecer.



METAL

Todos os metais podem ser reaproveitados. Hoje, vários tipos de metais são transformados em fios, barras, chapas, etc. 10% do nosso lixo é alumínio. Os principais são: fios, arames, pregos, latas de conservas, automóveis, panelas, grades, papel, alumínio, ferramentas, correntes, cadeados, etc.

A lata não é feita de madeira, mas para produzir aço é preciso carvão vegetal. Cada 75 latas que reciclamos, evita o corte de 1 árvore.


PLÁSTICO

O plástico é derivado do petróleo e representa 7% do nosso lixo. Muitos deles podem ser reciclados, como: frascos de refrigerantes, sucos, produtos farmacêuticos e de limpeza; de utilidades domésticas, brinquedos, tubos e conexões, calçados, auto peças, embalagens, eletrodomésticos, CDs, computadores, placas, fios, têxteis, sacos de lixo, copos descartáveis, etc.



MATERIAL ORGÂNICO

Os restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas de plantas, podem ser utilizados como adubo orgânico para o solo e para as plantas.


Por que reciclar?
Os materiais recicláveis são importantíssimos no nosso dia-a-dia. Dependemos deles para tudo: trabalhar, estudar, morar, etc. Reciclando o lixo, economizamos os recursos naturais (ar, água, solo, energia e matérias-primas); reduzimos o volume de lixo; prolongamos a vida útil de aterros sanitários (depósitos de lixo) e não degradamos o solo e a paisagem. Portanto, PRESERVAMOS O MEIO AMBIENTE.


Como fazer a reciclagem?
Através da coleta seletiva do lixo, ou seja, separando os materiais recicláveis do lixo comum. Para isso existe uma identificação mundial de lixeiras para cada um desses materiais, que são:


 

Papel

Azul

Vidro

Verde

Metal

Amarelo

Plástico

Vermelho

Material Orgânico

Preto



Dicas para cuidar melhor do lixo:

o Mantenha sempre tampado o lixo, evitando que o vento e chuva o espalhem e impedindo o contato de insetos e animais.
o Coloque o lixo ensacado em local de fácil acesso para o seu recolhimento, se possível, um pouco antes da coleta.

MISTUROU É LIXO, SEPAROU É PRODUTO!

O Tempo de Decomposição do Lixo

Você sabe quanto tempo alguns materiais que jogamos fora demoram para se decompor na natureza?

Tempo de Decomposição do Lixo

Garrafa de Vidro

Indeterminado

Papel

2 a 4 semanas

Meias de lã

1 ano

Chiclete

5 anos

Latas de Conservas

100 anos

Tecidos de Algodão

1 a 5 meses

Madeira Pintada

13 anos

Pneus

Indeterminado

Plástico

450 anos

Corda

3 a 4 meses

Cigarro

1 a 2 anos

Lata de Alumínio

200 a 500 anos

 

 


www.ibea.org.br - [email protected]